Equipe de suporte: saiba como estruturar a sua!

O principal recurso que a empresa deve priorizar é ter uma equipe de suporte do cliente de qualidade. Independentemente de como é a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, ter um suporte que atenda aos clientes com eficiência é um dos quesitos que os consumidores mais buscam.

Através desse time que a imagem do seu negócio será construída, a experiência dos consumidores é definida pela forma como são atendidos. Nesse caso ter uma equipe qualificada que ofereça qualidade e eficiência deve ser primordial.

Porém, sabemos que montar uma equipe de suporte que garanta a satisfação do consumidor não é uma tarefa fácil. Pensando nisso, criamos esse texto com as principais dicas para desenvolver um departamento de sucesso. Confira!

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Procure contratar os profissionais certos

Mesmo que o desejo da sociedade seja receber um atendimento através de pessoas gentis, ainda não podemos afirmar que isso já seja uma realidade. Ainda nos deparamos com atendentes que não oferecem uma boa experiência, seja por personalidade ou aborrecimentos do dia a dia.

Procurar evitar esses problemas é essencial, já que os atendentes são a porta de entrada do cliente para sua marca, o primeiro contato precisa deixar uma ótima impressão, portanto, montar uma equipe de suporte que esteja alinhada ao objetivo da empresa é muito importante. 

Veja algumas características de comportamentos indispensáveis no momento da contratação:

  • empatia: é uma das principais características, pois quem tem empatia se coloca no lugar do outro, ele quer oferecer aquilo que gostaria de receber. É impossível oferecer um atendimento marcante sem ela;
  • paciência: o profissional precisa ter a inteligência emocional muito estabilizada para não levar as falas do consumidor para o pessoal. É preciso sempre buscar entender o problema das pessoas para trazer a melhor solução;
  • autocontrole: um atendente precisa ter controle de suas emoções, mesmo que passe por provocações e grosserias. Manter a calma é indispensável para levar o atendimento com sensibilidade.

Saiba como montar uma equipe de suporte de sucesso em 3 passos

  1. Procure contratar de colaboradores experientes nesse setor

O setor de suporte ao cliente demanda de muita atenção, pois, ele está sempre recebendo solicitações, sendo preciso oferecer um serviço de qualidade.

E mesmo que o atendente tenha habilidade para manter uma interação nos canais de comunicação da empresa, não significa que ele traz soluções assertivas. Portanto, no processo seletivo é preciso oferecer testes com os casos de maior dificuldade para entender se o candidato está no perfil para o suporte.

  1. Elabore um roteiro para lidar com as demandas

Outro ponto muito importante, é criar uma estrutura sólida com estratégias assertivas para solucionar a alta demanda de forma simples. Um exemplo muito comum, é pregar as principais questões que os clientes apresentam e criar um roteiro de respostas para oferecer uma solução mais ágil.

Entenda que a ideia nesse caso não é robotizar, é a praticidade e agilidade que pode manter nas interações, já que sabemos que um atendimento humanizado garante a satisfação do cliente.

  1. Sempre avalie o desempenho de serviço ao seu cliente

Ao ter um setor de suporte ao cliente é preciso medir o desempenho dos serviços. Através dos dados obtidos é possível entender o que precisa ser melhorado, quais as melhores ferramentas para manter um processo de qualidade. Assim a empresa consegue identificar o que de fato está indo bem e o que está trazendo prejuízos para corrigir quanto antes.

Conclusão 

E aí, gostou das nossas dicas? Agora você já sabe como se preparar para montar um time de suporte ao cliente que traga sucesso para seu negócio. Porém, caso ainda você não disponha desse tempo é possível terceirizar esse setor é a JobHome é especialista nesse segmento. Fale com um de nossos especialistas e conheça nossas soluções!

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