Está pensando em ampliar o horário do seu atendimento ao cliente, mas ainda não sabe qual o melhor modelo de call center noturno contratar ou implementar em sua empresa? Sempre falamos aqui no blog sobre os mitos e vantagens do modelo de trabalho homeo office, conhecido também como trabalho remoto. Esse modelo de trabalho tem ganhando cada vez mais espaço dentro das empresas, afinal, quando bem implementado com uma contratação de mão de obra que tenha o perfil para trabalhar home office, ele só tende a trazer benefícios para a empresa e clientes como um todo.
Porém hoje vamos falar especialmente das vantagens que o call center home office traz para o serviço de atendimento ao cliente noturno.
Importante informar: todas essas vantagens citadas abaixo são com base na nossa experiência, a da JobHome junto aos clientes que tem esse serviço contratado conosco.
Como funciona o atendimento noturno?
O atendimento noturno pode funcionar de diversas formas, dependendo das necessidades e estratégias de cada empresa. Além disso, geralmente, é realizado por equipes que trabalham em regime de home office, em horários alternativos ao expediente regular.
Os profissionais que atuam no atendimento noturno podem ser responsáveis por diversas atividades, como responder dúvidas, fornecer informações sobre produtos e serviços, solucionar problemas e realizar vendas. Portanto, eles podem se comunicar com os clientes por meio de canais como telefone, chat, e-mail e redes sociais.
O atendimento noturno pode ser uma opção interessante para empresas que desejam ampliar seus horários de atendimento. Ele oferece suporte aos clientes em diferentes fusos horários e reduz custos com infraestrutura e deslocamento de colaboradores.
Vantagens do atendimento ao cliente noturno em home office
A primeira grande vantagem do modelo de atendimento em home office é a redução de custos da empresa com a operação, infraestrutura e outras despesas com funcionários. Mas esse não é o único ponto positivo:
1 – Segurança para empresa e colaboradores
Ter um atendimento noturno interno em sua empresa requer atenção e cuidados importantes. É preciso garantir a segurança dos colaboradores, uma vez que, no período da noite, a exposição deles é bastante grande e pode representar um risco.
Aliás, é preciso mencionar que o medo de trabalhar à noite em um lugar distante pode espantar muitos colaboradores. Ainda que a sua empresa se disponha a contratar profissionais internos para o trabalho à noite em sua sede, com todas as vantagens e benefícios, muitos profissionais não aceitam a contratação in loco fora do horário comercial por conta da falta de segurança, do tempo de deslocamento e da falta de transporte público durante o período noturno. Quem mora longe do trabalho sabe do desafio e dos perigos do período da noite, e essa insegurança pode afastar bons profissionais.
Por isso, a adoção do trabalho remoto é uma excelente alternativa. O colaborador não precisa perder tempo e tranquilidade no trânsito, e se sente bastante seguro, porque estará no conforto da sua casa. Tudo isso aumenta a disposição do mesmo e o rendimento no trabalho.
2 – Mão de obra qualificada
Nem sempre é fácil conseguir mão de obra qualificada para a equipe de atendimento em horário comercial. Agora, tente procurar um funcionário bem treinado para o horário noturno em um atendimento in loco. É praticamente impossível.
No entanto, contratar mão de obra qualificada para trabalhar em atendimento home office é muito mais fácil, porque o modelo de trabalho é atrativo e proporciona uma excelente qualidade de vida. Um funcionário home office não quer perder o benefício de poder trabalhar na própria casa, por isso, busca uma constante atualização e se compromete com a qualidade da sua prestação de serviço.
3 – Economia de tempo em trajeto por parte dos colaboradores
Outra excelente vantagem do modelo de atendimento home office é que o colaborador não precisa passar perrengues no trânsito. Estas horas que estariam sendo investidas no trajeto são aproveitadas com a família, lazer e estudos. Com isso, a sua empresa ganha um operador muito mais calmo e relaxado durante o atendimento. O que impacta diretamente na qualidade do relacionamento com o cliente.
4 – Redução de gastos com transporte
A legislação brasileira propõe que se o horário de entrada ou saída dos colaboradores de uma empresa não coincidir com momentos de pleno funcionamento do transporte público, a responsabilidade pela locomoção deles passa a ser da própria empresa. Isso quer dizer que durante o período noturno, se o seu funcionário interno não tiver opções de transporte, a responsabilidade de arcar com essa despesa é da sua companhia, que terá que contratar um táxi ou fretar vans e ônibus.
Com o home office, mais uma vez, você não se preocupa com isso. O colaborador mora no local do trabalho, e você não arca com esses gastos com deslocamento. Além disso, o seu atendimento vai poder funcionar mesmo com greve de transporte, já que o funcionário não dependerá do transporte público para chegar ao trabalho.
5 – Você pode se posicionar como uma empresa inovadora ou socialmente responsável
O home office é sinônimo de tendência em inovação. Pois, mais e mais pesquisas apontam que o trabalho remoto é o do futuro das empresas. No entanto, ele ainda é uma solução adotada por poucas companhias em todos os setores. Se a sua empresa escolhe este modelo de trabalho, pode ser vista como inovadora e atualizada.
Outra vantagem para o seu negócio é o fato de que o modelo de trabalho remoto noturno pode estar aliado à sustentabilidade. Com ele, sua empresa evita a emissão de carbono na atmosfera, graças à considerável diminuição do uso de transporte público e veículos particulares por parte dos funcionários.
6 – Inclusão social
Finalmente, o trabalho remoto é também uma forma de emprego que permite a inclusão social de uma parcela da população que não consegue se adaptar às condições do trabalho tradicional. Profissionais com necessidades especiais e problemas de locomoção podem facilmente contar com o conforto, praticidade e segurança de uma contratação no regime home office. A sua empresa, por sua vez, passa a ser vista como um lugar inclusivo e socialmente responsável.
7 – Colaboradores mais produtivos
Diferentes estudos já comprovaram que baixos índices de qualidade de vida podem afetar diretamente a qualidade das atividades dos profissionais. Como o funcionário remoto não vai lidar com problemas como o estresse, típico de quem precisa passar por um trânsito congestionado, por exemplo, ele terá maior produtividade em sua função.
A maior flexibilidade nos horários de um trabalho remoto também cria no colaborador um senso de responsabilidade. Ele terá autonomia para gerir seus projetos profissionais e pessoais, e saberá que para que o seu trabalho home office dê certo, ele precisa de uma vida organizada e determinada. A meta da sua empresa passará a ser uma meta pessoal do colaborador.
Agora que você já conheceu as vantagens do atendimento noturno em home office. É importante ter em mente, que para o sucesso dessa estratégia é preciso fornecer um atendimento de qualidade realizado por profissionais treinados e qualificados.
Ficou com alguma dúvida? Fale com a gente!
[minti_button link=”https://materiais.jhome.com.br/fale-com-um-consultor-especialista” size=”full” target=”_self” lightbox=”false” color=”orange” icon=””]FALE COM UM CONSULTOR[/minti_button]