Saber analisar o cliente e conhecer suas necessidades são as principais informações que toda empresa que pretende se manter no mercado. Com tantos concorrentes esta cada vez mais difícil se destacar e apostar em novas metodologias como o chat online pode ser uma boa saída.
Sua empresa já realizou atendimento via chat? Caso a resposta seja não, vamos falar desse modelo que vem sendo útil para o atendimento, através dele é possível manter contato com o cliente de uma forma mais rápida e objetiva. Se ainda não trabalha com ele, está perdendo uma grande oportunidade para gerar mais vendas em seu negócio.
E-commerces, sites B2B e até mesmo portais de conteúdo, já usam chats para se comunicar com seus consumidores, uma pesquisa feita pela empresa J.D Power revelou que 42% dos consumidores online preferem ser atendidos por chat, enquanto 23% optam pelo e-mail e 16% pelas mídias sociais, seja para esclarecer dúvidas comuns ou para quebrar obstáculos na hora da compra.
Benefícios do Chat
– Aumento das vendas
O chat online auxilia nas vendas pela internet. Quando o cliente entra em contato através do site, seja para uma dúvida ou até no fechamento da compra ele precisa de atenção para se sentir importante. Caso a resposta demore, provavelmente o cliente irá desistir. É nesse momento que o chat se destaca, contar com uma solução que com apenas um clique diminui algumas etapas para o fechamento é apostar no crescimento de suas vendas.
– Redução de custos
Um dos grandes benefícios do chat online em relação ao atendimento telefônico, por exemplo, é a sua economia. Portanto, contratar um plano de ligações 0800 é muito mais caro do que uma ferramenta de chat, que geralmente tem um custo mais baixo sendo mensal e fixo.
– Descongestionamento nas ligações
Uma empresa de pequeno porte, que tenha apenas 1 atendente por exemplo, ao receber uma demanda maior acaba aumentando o tempo de espera, perdendo ligações o que prejudica a empresa. Com o uso do chat auxiliando no início do contato, o agente ganha tempo e não perde o cliente, pois, ele pode auxiliar simultaneamente.
– Atendimento em tempo real e simultâneo
Com o chat online o cliente se comunica a qualquer momento, diferente do telefônico que trabalha em horário comercial. O chat pode dar esse suporte para que o cliente não tenha que esperar, podendo desistir de um fechamento. E tem o benefício simultâneo, o mesmo agente pode atender dois ou mais clientes ao mesmo tempo, agilizando processos que seriam mais lentos através do telefone.
– Histórico de conversação e relatórios
Esta ferramenta é perfeita para aprimorar o marketing de relacionamento e a gestão de atendimento, ela registra todo o histórico de conversa, dessa forma o agente tem o conhecimento de outras solicitações que o cliente já tenha feito agilizando a solução do problema. A empresa consegue extrair relatórios sobre os atendimentos, o que pode ajudar a revelar alguma falha que a empresa possa ter e resolvê-la.
– Confiança
Mesmo com toda tecnologia melhorando o acesso com a empresa, alguns clientes ainda têm receios quando se trata de compras online. Pensando nisso é necessário instruir a equipe para que todas as dúvidas do consumidor sejam esclarecidas. Assim ele notará que sua empresa conta com uma boa infraestrutura, e um atendimento eficaz.
A JobHome utiliza o chat para agilizar o processo de atendimento ao cliente. Dispondo de uma equipe totalmente preparada para atendê-los por todos os canais que sua empresa possui. Fale com um de nossos especialistas!