Você já conhece o Big Data, sabe qual a funcionalidade dessa análise? Se a resposta for não, esse texto é para você!
Vamos falar dessa tecnologia que permite o processamento de uma grande quantidade de dados com um ótimo desempenho. Portanto, através dessa ferramenta é possível compreender quais as tendências e padrões devem ser usados nas estratégias do seu negócio, com base nas informações as tomadas de decisões ocorrem com uma margem de acertos garantida.
Então veja o que é e para que serve o Big Data
O termo Big Data foi construído a partir de um grande conjunto de ferramentas de TI que possuem as habilidades de captura, análise e a catalogação de registros, tudo em tempo real.
Mas, as informações podem ser tiradas tanto de fontes internas como externas, sejam elas cadastros de clientes, redes sociais, análises, processos internos ou pesquisas offline. Então, as vantagens de obter essas ferramentas está na possibilidade de centralizar dentro de um local apenas os dados do registro.
Dessa forma o analista consegue prever as tendências e mudanças de padrões do mercado com mais exatidão. Tudo isso para se manter ativo e em destaque no mercado competitivo.
Os 5 V’s do Big Data
- Volume
- Variedade
- Velocidade
- Veracidade
- Valor
Na verdade, existem conteúdos que apontam existir mais do que 5 V’s, porém nós vamos mostrar aqui o 5 que são os mais importantes:
-
Volume
O Big Data guarda um grande número de dados que são obtidos a todo momento, neles estão e-mails, vídeos, fotos e as mensagens que circulam a cada instante nas redes. Dessa forma ele lida com muita eficiência possibilitando um agrupamento através de softwares, o que facilita muita na hora de buscá-los.
-
Velocidade
Se trata da agilidade que os dados são produzidos e manuseados. O Big Data vai analisar as informações no momento em são geradas sem que seja preciso armazená-los. Isso geralmente acontece com as transações de cartão de crédito, viralização de mensagens nas mídias, publicação em blogs, entre outras ações.
-
Variedade
As informações podem ser criadas em diversos formatos estruturados ou não-estruturados. No caso dessa última categoria estão os arquivos de áudios, vídeos, e-mails, textos e cotações, e transações financeiras.
-
Valor
Não importa o quando de vantagens uma ferramenta apresenta se ela não trazer algum valor ao seu negócio não é mesmo?
Então, podemos dizer que o valor que o Big Data tem está nas análises precisas dos dados que proporcionam insights para as empresas através dos conteúdos obtidos.
-
Veracidade
Devido ao tempo em que vivemos onde o fake News está cada vez mais ativo nas redes sociais, o Big Data consegue fazer uma análise no volume de dados, o que leva a encontrar possíveis informações equivocadas.
Ele faz uma junção de várias fontes e se o entendimento é contrário a eles, ele cria um indicativo de alerta, mostrando que os dados estão errados ao que realmente é verídico.
Conclusão
Então, nós vimos a importância em obter as ferramentas que o Big Data fornece, com elas é possível ter uma análise e insights para melhorar suas estratégias e obter lucros com os resultados dessas ações.
A JobHome é uma empresa que está ligada as tecnologias de ponta para melhorar cada vez mais nossos serviços de atendimento ao cliente, trabalhamos com uma boa estruturação de nossos dados para oferecer o que há de melhor no mercado concorrido. Quer saber como? Fale com um de nossos especialistas!