Manter a qualidade da informação é essencial, mesmo que sua empresa seja de pequeno porte ou segmento do mercado. Isso porque uma gestão da informação bem alinhada, traz muitas melhorias para o atendimento ao cliente.
É preciso entender que quando a empresa dispõe informações que não correspondam com o que o cliente recebe no momento da negociação, isso pode trazer muitos prejuízos. E é inevitável que uma má informação pode resultar na falha da comunicação entre os setores da empresa, causando uma grande desordem nos processos.
O que é qualidade de dados?
A qualidade de dados, que também pode ser chamado de Data Quality, se refere ao valor atribuído a uma informação definida. É preciso investigar fatores relacionados às informações para conseguir segmentá-los de forma exata.
Este termo também se relaciona com o BI (Business Intelligence). Resumindo, ele relata como funciona a prática de transformar informações que já estão registradas em dados relevantes para as estratégias da empresa.
Recapitulando de uma forma prática: para que a informação seja assertiva, ela necessita passar por alguns critérios. Sem essa técnica, os dados registrados podem trazer prejuízos que coloquem sua empresa em risco.
Qual a importância da qualidade de dados para seu negócio?
Ter informações que sejam realmente seguras e válidas são essenciais para o manter o funcionamento dos processos da empresa. Oferecer essa qualidade de dados é de extrema importância em todos os cenários para garantir o sucesso do negócio.
Veja como a qualidade de dados interfere nas ações da organização:
– Esclarece as análises preditivas e não-preditivas
As informações são a base para diversos tipos de análises, sejam elas preditivas (cujo foco é prever tendências dentro de um fator). Ou preditivas (que identifica qual o período aconteceu o aumento do faturamento, ou desempenho da equipe.
Sem uma análise que mostre dados assertivos, a empresa acaba obtendo um grande prejuízo com o resultado apresentado, e isso compromete o crescimento da organização. E também traz incerteza na escolha de metodologia, que pode não ser produtiva para a empresa.
– Contribui nas estratégias de marketing
Hoje possuímos muitas ferramentas que auxiliam a empresa na tomada de decisões e estratégias de marketing. Uma delas é o Google Analytics, que proporciona às empresas informações relevantes para desenhar boas estratégias para seu negócio. Mesmo assim, ela pode trazer uma instabilidade quando se trata de informações geradas pelos acessos ao site.
Muitas vezes, mesmo com um volume de visitas considerável, não aparecem leads que sejam de fato potenciais, porque a empresa pode ter acessos de pessoas que não sejam consideradas público-alvo.
– Ajuda na tomada de decisões
As informações são essenciais para a tomada de decisões na empresa. Elas auxiliam sobre novos investimentos, o que está performando corretamente, otimização entre outras estratégias infalíveis para o bom andamento das atividades.
Porém, não adianta a empresa obter as principais informações, sem que valide a veracidade delas. Se basear em informações que sejam inconsistentes é muito arriscado para empresa em diversos cenários e pode prejudicar o crescimento da organização.
Conclusão
Garantir a qualidade das informações é indispensável para empresa, ela ajuda nas estratégias e contribui para o bom andamento das atividades internas. Resultando em um atendimento ao cliente mais assertivo. A JobHome entende essa importância e contribui para que as informações cheguem aos setores muito bem organizados. Fale com um de nossos especialistas e tenha um atendimento satisfatório!