O retrabalho é um dos problemas que mais trazem prejuízos dentro de um negócio. Identificar o motivo para evitar que esse fator aconteça com recorrência é essencial para não atrapalhar o desenvolvimento de suas operações.
Portanto, é preciso que as empresas promovam um bom planejamento e treinamentos, instruindo os colaboradores a mapear os processos através de tecnologias assertivas para evitar que o retrabalho não aconteça.
Pensando nisso, foi desenvolvido uma técnica que pode trazer uma organização maior para seu negócio, evitando que esses erros sejam contínuos e que possam atrasar seus resultados, chamada Gestão de Tarefas. E vamos falar mais sobre ela a seguir:
O que é gestão de tarefas
A gestão de tarefas envolve planejar, organizar, acompanhar e controlar as atividades que precisam ser executadas em uma empresa ou organização. Ela inclui identificar as tarefas, estabelecer prazos e prioridades, alocar recursos, atribuir responsabilidades e monitorar o progresso das atividades.
As equipes podem realizar a gestão de tarefas manualmente ou com o auxílio de ferramentas e softwares específicos que ajudam no planejamento e controle das atividades. É uma prática importante para garantir eficiência e produtividade, evitar atrasos, retrabalhos e conflitos de prioridades.
Veja agora 3 dicas para evitar o retrabalho
Separamos as melhores dicas para que seu negócio não perca tempo e continue se mantendo produtivo:
-
Automatize os processos manuais
A automatização dos processos resulta em segurança para a empresa, já que previne os erros por esquecimento, reduz custos visto que não será necessário a contratação de muitos funcionários para as operações.
Com a tecnologia como aliada na execução manual, a melhora na gestão é mais assertiva, melhorando a gestão interna que se antecipa em problemas de retrabalho. Além disso, a padronização que facilita o desenvolvimento das atividades.
-
Tenha um bom planejamento
Ter um planejamento bem alinhado é o caminho para o sucesso, sem isso sua empresa acaba cometendo erros.
Então, estabeleça uma boa elaboração com ações que sejam eficientes e que determinem quais serão as tarefas, os prazos e as metas que desejam alcançar.
Com um planejamento bem alinhado é possível se antecipar falhas, dando tempo para corrigi-las sem que traga algum prejuízo ao seu negócio.
-
Use o Checklist
Como já mencionamos anteriormente, a checklist é um grande aliado para evitar o retrabalho.
Ele trabalha organizando as tarefas a serem realizadas selecionando as prioridades, evitando que o colaborador esqueça ou troque as atividades mais urgentes, o que poderia desencadear problemas.
Por que o retrabalho traz tantos prejuízos?
O retrabalho é uma atividade que consiste em fazer novamente um trabalho que já havia sido feito anteriormente, geralmente por ser malfeito, com erro, ou por alguma mudança ter ocorrido. Essa prática traz muitos prejuízos para as empresas, dentre eles:
Desperdício de tempo: O tempo gasto refazendo o trabalho é tempo que poderia ter sido usado para fazer outras atividades importantes. E também, reduzindo a produtividade da equipe e pode prejudicar prazos de entrega.
Aumento de custos: O retrabalho envolve a utilização de mais recursos, como tempo, mão de obra e matéria-prima. Portanto, isso pode aumentar os custos da empresa, reduzindo sua margem de lucro e até mesmo levando a prejuízos financeiros.
Perda de qualidade: O retrabalho pode prejudicar a qualidade do produto ou serviço oferecido pela empresa, uma vez que pode aumentar a possibilidade de novos erros e falhas.
Insatisfação do cliente: O retrabalho pode atrasar a entrega do produto ou serviço e, consequentemente, deixar o cliente insatisfeito. Portanto, isso pode gerar perda de reputação e possíveis problemas jurídicos.
Sobrecarga de trabalho: O retrabalho pode sobrecarregar a equipe, gerando estresse e insatisfação. Além disso, reduzir a motivação e a produtividade dos colaboradores.
Portanto, por essas razões, é importante que as empresas adotem medidas para evitar o retrabalho, aprimorando seus processos, investindo em treinamentos e estabelecendo controles de qualidade efetivos.
Conclusão
Com o checklist também é possível fazer a gestão de tempo, essa ferramenta é muito útil para manter a produtividade das operações. Gostou das nossas dicas? Aqui na JobHome nós sabemos que um retrabalho prejudica muito toda a operação, então criamos um planejamento assertivo que traz aos nossos colaboradores, mais produtividade e resulta na satisfação de nossos clientes.
Quer conhecer mais sobre nossos serviços? Fale com um de nossos especialistas!