No post anterior já falamos de razões para investir em um atendimento que funcione 24 horas por dia, 7 dias por semana, e isso em partes também inclui o atendimento noturno, hoje um dos mais procurados pelas empresas. Mas você sabe qual o real motivo dessa aposta no atendimento noturno?
Bom, é sobre isso que vamos falar hoje! Se o atendimento 24/7 ainda não é uma realidade para sua empresa, acredite, o noturno é ou será muito em breve!
A diferença entre o atendimento 24/7 do noturno
Como já citamos brevemente acima, o atendimento 24/7 permite que sua empresa sempre tenha um operador disponível para atender os seus clientes em qualquer dia ou horário.
Já o atendimento noturno pode variar o horário de funcionamento, tudo vai depender do comportamento do seu cliente com base em análises dos horários que podem ter um fluxo de atendimento maior. Por exemplo: o seu atendimento noturno pode funcionar das 18h00 às 00h00 de segunda a sexta.
Razões pelas quais as empresas estão apostando no atendimento noturno
1 – Comportamento do consumidor
Esse é um tema que também já abordamos por aqui, o consumidor vem em uma constante mudança de comportamento, estão cada vez mais exigentes e principalmente imediatistas. Portanto esperar o dia seguinte para resolver um problema que poderia ser resolvido na hora por telefone, chat, e-mail ou redes sociais, certamente não é uma demanda que lhe agrade.
Com a implementação do atendimento noturno os clientes podem solucionar seus problemas e realizar novas compras sem precisar esperar o atendimento voltar a “funcionar” no dia seguinte. Essa ação também impacta diretamente na experiência e satisfação dos seus clientes.
Para conhecer mais sobre a mudança de comportamento do consumidor, confira nosso: [Infográfico] Quem é o consumidor 3.0
2 – Aumento na conversão em vendas
Se grande parte dos brasileiros estão ocupados com suas demandas de trabalho em horários comerciais, tem se tornado um ótimo momento para se dedicar aquilo que não foi possível durante o dia, e isso inclui tirar dúvidas com marcas e serviços de interesse, realizar pesquisas e cotações e consequentemente quem tiver mais agilidade e disposição de atendimento, será a preferência para a decisão de compra do consumidor. Com isso, o resultado final da sua empresa com um atendimento noturno será: Clientes satisfeitos e mais vendas realizadas.
3 – Experiência do cliente no atendimento noturno
Tanto se fala em experiência do cliente, mas o que as empresas realmente estão fazendo para proporcionar isso aos seus consumidores? O atendimento noturno é apenas uma das ações que impactam positivamente na experiência fornecida aos seus clientes. Ter a disponibilidade de atendê-lo fora do horário comercial, já será um diferencial competitivo para o seu negócio.
4 – Reduz índice de reclamações em redes sociais e portais
Essa ação nada mais é do que um reflexo do que citamos acima, sobre as mudanças do comportamento do consumidor. Portanto, se o seu cliente tem um problema, que precisa ser resolvido de imediato. E não tem ninguém na empresa para solucionar o seu problema, sem pensar duas vezes, ele irá relatar essa situação tanto nas redes sociais como em portais de reclamações como o Reclame Aqui.
Portanto, essa ação tem sido minimizada por empresas que optam por ter um atendimento noturno, nos horários onde essas reclamações mais acontecem. Com o atendimento noturno, assim que o cliente tentar contato com a empresa e conseguir realizá-lo com sucesso. Os índices de reclamações vão diminuir com certeza. Afinal, se ele tem um problema, que prontamente foi resolvido, não há motivos para ele espalhar a reclamação em todos os meios disponíveis.
Concluindo
Agora que você já sabe os motivos pelas quais as empresas estão investindo no atendimento noturno, é importante ter em mente, que para o sucesso dessa estratégia é preciso fornecer um atendimento de qualidade realizado por profissionais treinados e qualificados.
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