Metodologia ágil se trata de um modelo de filosofia que proporciona algumas alternativas à gestão de projetos internos, trabalhando no aprimoramento dos processos de desenvolvimento de produtos ou serviços. Dessa forma, o conceito é realizar entregas com agilidade conforme a necessidade do consumidor.
Essa abordagem é inovadora na gestão de projetos, pois possibilita interações mais incentivadoras durante os processos e no fluxo de trabalho, contribuindo de diversas formas para o time em todas as áreas.
O que são metodologias ágeis?
Os métodos ágeis foram criados com o intuito de solucionar problemas que muitas organizações tinham para gerenciar projetos como as etapas de produção que necessitam de um tempo maior, falta de uma comunicação clara e o alinhamento entre equipe e cliente. Portanto, esses métodos foram adotados para outras áreas além da tecnologia.
Todo projeto iniciado precisa ter um início e um fim muito bem definidos, mas sua concretização pode levar muito tempo e muita coisa pode ocorrer. Nesse caso, começaram a desenvolver métodos inteligentes que pudessem otimizar esses problemas simplificando a forma como eram realizados. Assim surgiu as metodologias ágeis.
Diferente dos modelos tradicionais, as metodologias ágeis dispõem de ciclos com processos curtos, possibilitando entregas com definição e foco no desenvolvimento dos processos e no alinhamento do time. Assim é possível identificar falhas que possam ocorrer evitando problemas que prejudiquem o resultado.
Qual A Importância Da Metodologia Ágil?
Como framework, a metodologia ágil oferece suporte em diversos segmentos, orientando processo que tragam benefícios para o cliente.
Assim, é possível enxergar o mercado mais prático a ser explorado, fazendo com que a empresa esteja ambientada com esse universo. Promovendo um sentimento de pertencimento, que estimule as pessoas a colaborarem.
Nesse caso, a metodologia ágil proporciona uma disputa saudável entre as organizações, isso dá abertura para que a inovação seja constante.
Como as metodologias ágeis auxiliam no bom desempenho
A metodologia ágil surgiu como alternativa para evitar falhas, rejeições e retrabalhos constantes. Já que era preciso investir muita energia em funcionalidades de softwares que não eram usados e não traziam retornos aceitáveis.
Esse modelo possibilita que a empresa consiga:
-
Controlar de riscos
Imagine investir em recursos que no fim não são bem aceitos pelo mercado, traz muita frustração para empresa, não é mesmo? Para evitar esse problema surgiu as metodologias ágeis, pois elas conseguem quase eliminar esses riscos.
Otimiza tempo e capital que seriam investidos em uma primeira versão. Assim, caso a empresa não goste do resultado, ela consegue reunir informações para serem utilizadas em uma próxima tentativa.
-
Desenvolver os colaboradores
As metodologias ágeis são realizadas por uma equipe multidisciplinar na execução de seus projetos. A interação entre essas pessoas promove o desenvolvimento de habilidades constantes, já que eles possuem diversos backgrounds.
Passa a ser muito comum que os colaboradores que dominavam apenas suas áreas acumulassem conhecimentos para promover melhorias, acelerando assim o ritmo de inovação.
-
Flexibilidade
Com a metodologia ágil, mesmo com as mudanças constantes, seu empreendimento não será pego de surpresa, assim a empresa estará mais preparada quando for entregue.
Um exemplo bem comum dessa visão foi quando o SnapChat chegou, apresentando uma ameaça para o Instagram, e para virar esse jogo eles criaram os stories, assim se manteriam competitivos e não perderam espaço para concorrentes.
Conclusão
Como vimos, a metodologia ágil se tornou um conceito muito positivo para o desenvolvimento das soluções. Trata-se de uma assertiva que revoluciona as ações operacionais, fazendo uma integração do time com os clientes.