Passamos por anos conturbados devido às consequências que a pandemia trouxe no setor econômico. E, sabemos que muitas empresas não conseguiram manter suas atividades e aquelas que não migraram para o ambiente digital acabou fechando suas portas definitivamente.
Porém, agora com o plano de vacinação avançando no Brasil, muitas empresas e pessoas já começam a se sentir à vontade em sair de suas casas para irem até o trabalho. Muitas organizações estudam a retomada econômica pensando em estratégias que aumentem a produtividade da marca.
Conheça o impacto da pandemia nas organizações
Essa pandemia chegou sem previsão, causando muito transtorno para as empresas que não estavam preparadas para uma crise como essa. Segundo o IBGE, 4 em 10 empresas acabaram afetadas, o comércio registrou uma queda de 48,6% em suas vendas.
Outro setor que sofreu um grande impacto foi o de serviços, aqueles que dependiam da presença de clientes em seus estabelecimentos como bares e hotéis. Porém, com o aumento de pessoas vacinadas pode retomar suas atividades e restabelecer seu negócio.
Portanto, os consumidores também sofreram com as alterações, já que as empresas estavam com processos mais lentos devido à reestruturação de suas atividades.
E o principal destaque da pandemia foi a migração dos serviços presenciais para o modelo home office. Mas, muitas empresas ainda não estavam habituadas ao trabalho remoto e isso trouxe uma queda de desempenho para as organizações. Já que muitas não possuíam uma estrutura adequada para essa operação.
3 dicas de como vender mais na retomada econômica!
Com o avanço da pandemia, muitas empresas precisaram buscar por linhas de crédito e optaram por reduzir a jornada de trabalho e assim os salários dos profissionais. E, essas ações foram utilizadas com o intuito de evitar demissões e que as empresas encerraram as atividades.
Mas, a retoma ainda é desigual em diferentes setores, porém existem algumas dicas que preparamos de boas práticas para aplicar em seu negócio no reaquecimento do mercado. Veja a seguir:
- Busque parcerias para captar novos clientes
O mercado está em alta na competitividade e sabemos que para obter mais destaque é preciso focar em estratégias assertivas que ajudem na captação de novos clientes. E firmar parcerias é uma ação que traz bons resultados nesse sentido. Ajudando na economia de recursos e atrai um público diferenciado para conhecer a sua marca.
Para encontrar um bom parceiro é preciso se atentar se não é concorrente direta, se ela possui a mesma linha de segmentos que você e ela ter o perfil de público semelhante ao seu.
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Melhore o relacionamento com o cliente
Nesse momento de retoma é muito importante que a empresa centralize as ações para o cliente, criando um relacionamento mais próximo e fidelizado. Assim é possível alcançar a expectativa do consumidor que busca não apenas por produtos, mas também por experiências agradáveis com a marca.
Com essa relação bem estruturada é possível entender quais as tendências que o cliente busca e aprimorar seus serviços e produtos para atrair mais clientes. As redes sociais são boas aliadas nesse sentido, através delas você pode oferecer conteúdos que auxiliem no momento da decisão de compra.
Outra dica é utilizar o WhatsApp Business, que hoje vem sendo muito usado como estratégia de conhecer e entender as perspectivas do cliente. Entender suas necessidades para melhor cada vez mais os processos internos da empresa.
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Digitalize as vendas
A transformação digital veio com tudo e teve mais visibilidade na pandemia se mostrando uma estratégia eficaz para manter as atividades e o contato com o cliente mesmo a distância. Hoje tornou- se crucial que as empresas estejam bem estabelecidas no ambiente virtual.
Então, a última estratégia só poderia falar sobre e-commerce, que tiveram um grande aumento no isolamento da pandemia e passaram confiança aos clientes que antes realizavam suas compras apenas presencialmente. As vendas online trouxeram um alívio aos consumidores e deve se manter em crescimento nessa retomada econômica.
Conclusão
Como podemos observar a retomada econômica está avançando e já podemos ter expectativas de uma melhora nas vendas. A empresa que busca vender mais precisa se atentar a essas dicas que mostramos no texto para que seu desempenho seja satisfatório e sua empresa tenha mais produtividade.
A Jobhome está preparada para essa retomada e dispõe de serviços essenciais que garantem um atendimento ao cliente de qualidade aliado a inovações tecnológicas atuais do mercado. Conheça mais sobre nossos serviços, fale com um de nossos especialistas!