Iremos verificar como esses dois problemas mesmo distintos, mas que costumam acontecer quando o clima organizacional está desfavorável, podendo prejudicar o andamento do seu atendimento e produção de sua equipe, que são o absenteísmo e o presenteísmo, evitá-los é de extrema importância para que o rendimento da sua empresa continue satisfatório.
O que é Absenteísmo?
É expressão usada para justificar as faltas dos colaboradores, afastamentos e atrasos na empresa independente do motivo.
Fica difícil manter a produtividade da empresa se a equipe está desfalcada, pois, acaba sobrecarregando os agentes o que pode gerar a queda de qualidade do seu atendimento.
Principais causas do Absenteísmo no trabalho:
– Problemas de saúde, doenças;
– Problemas psicológicos;
– Maternidade ou paternidade;
– Desmotivação por parte da empresa;
O que é Presenteísmo?
Nesse caso o colaborador está presente em corpo na empresa. No entanto, a mente está longe, ele não consegue focar nem dar andamento em suas atividades, entregando um serviço sem qualidade, só esperando a hora de saída para se livrar do ambiente de trabalho.
Os fatores de risco para o presenteísmo:
– Insatisfação (individual ou coletiva);
– Pessimismo;
– Desânimo;
– Estresse
– Falta de oportunidade de crescimento profissional;
– Conflitos internos;
Como esses indicadores a afetam a empresa
Impacto financeiro: Seja pelo Absenteísmo ou Presenteísmo a sua empresa corre o risco da perca de produtividade, gerando problemas financeiros para seu negócio.
Alta rotatividade: O turnover está diretamente relacionado a esses problemas. Portanto, quando os funcionários não se sentem motivados para continuarem suas atividades, a empresa precisa fazer novas admissões o que gera altos custos com demissões, e perda de tempo no treinamento de novos colaboradores.
Imagem da instituição: Se a empresa não entrega seu trabalho no tempo devido, ou entrega de qualquer forma isso prejudica a sua imagem. Portanto, ocliente não se importa em saber seus problemas internos, espera apenas o cumprimento do combinado, e isso pode resultar na desistência de parcerias.
Repercussão na equipe: Se uma pessoa não está motivada ou em falta, ela prejudica a equipe sobrecarregando-os com o acumulo de serviços. Isso pode levar a perca de produtividade dentro da empresa.
Home office: Diminuindo o absenteísmo e o presenteísmo
Nesse modelo os agentes trabalham em casa obtendo alguns benefícios que podem ajudar a deletar esses sintomas que causam tanto desconforto não só para a empresa, mas para os agentes também.
Portanto, o modelo Home Office chegou trazendo benefícios para quem aderiu a modificar seu atendimento. Então uma pesquisa feita pela SAP em 2018 indica que o número de Home Officers no mundo todo correspondia a 32,5% dos profissionais. Nesse ano 2019 houve um aumento para 35%, quando se trata do Brasil, a cidade de São Paulo é onde se encontra o maior número de profissionais em home office.
Em conclusão, desses dados podemos notar que as empresas apostam nesse modelo onde o colaborador produz mais estando em sua casa, evitando algumas dificuldades diárias que possa levar a esses problemas organizacionais.
Pensando nisso, nós da JobHome criamos um sistema onde todos nossos agentes trabalham home office aumentando a produtividade em 85%, diminuindo o absenteísmo em 2%. Tenha os profissionais mais qualificado e motivados realizando o atendimento da sua empresa. Fale com um de nossos especialistas!