A escalabilidade é o principal elemento para as empresas que visam crescer e ampliar seu rendimento. É característica mais importante que autoriza um negócio a aumentar sua eficiência e seu faturamento, a partir de um ajuste dos processos as novas solicitações, sem modificar em altos custos a mais para a empresa.
É possível que a escalabilidade seja o benefício mais importante em uma terceirização. Quando a organização escolhe um modelo de atendimento interno, acaba ficando preso na estrutura montada. Sendo assim em períodos onde a demanda aumenta, acabam sendo obrigados a aumentar a contratação de colaboradores para não cair a produtividade.
Esse caso não seria um problema se a demanda fosse estável o ano inteiro, porém, sabemos que não funciona dessa forma, muitas vezes o rendimento cai e com isso a empresa que contratou mais colaboradores acabam ficando com um quadro de profissionais ociosos, gerando gastos desnecessários. Sendo preciso promover demissões com todos os complicadores específicos a esse processo.
Possuir uma estrutura dessas terceirizada pode trazer a capacidade de atrair picos e decréscimos nas demandas, de forma clara com o cliente. Assim simplifica o processo e traz menos aborrecimento no atendimento nos períodos de maior movimento. É o que chamamos de “call center escalável”, com todas as vantagens mencionadas.
O que é uma operação escalável?
Obter experiência em escalar seus projetos promovem para a empresa sucesso em suas atividades, mesmo ainda em desenvolvimento. Ter escalabilidade é ter um potencial de expansão para usufruir de soluções do mercado e chegar além do que se pode mensurar.
Uma sociedade escalável pode apresentar baixo custo de operação, não representa gastos excessivos com colaboradores ou com estoque de produtos. Sendo capaz também de testar processos, reparar falhas e replicar práticas que geram resultados.
Qual a vantagem da escalabilidade em empresas?
A grande vantagem de elaborar bem as estratégias do seu negócio para mantê-lo escalável é a oportunidade de receber investimentos externos. Permitindo o crescimento em pouco tempo da organização, para que assim os investidores tenham um ganho na participação depois que os resultados começarem a surgir.
Isso ocorre porque os investidores estão em busca de propostas interessantes em termos de lucratividade x valor investido.
Nesse ponto, uma empresa escalável tem mais atratividade, já que durante a sua fase de crescimento, a curva da lucratividade se acentua de maneira muito mais rápida do que a curva dos custos.
Escalabilidade: passo a passo
Para aplicar a escalabilidade no negócio geralmente é necessário seguir os seguintes passos:
- Ser criativo e agente de transformação;
- Visualizar a oportunidade;
- Criar um modelo de negócios (Canvas);
- Validar o modelo;
- Elaborar o plano de negócio;
- Iniciar a operação da empresa;
- Estimular a tração da empresa de acordo com as estratégias escaláveis.
Por fim, como mencionamos, a escalabilidade é um conceito essencial no mercado moderno. A chance de aumentar o faturamento sem maiores custos é tudo que o gestor deseja. E nós da JobHome trabalhamos para satisfazer essas demandas terceirizando o atendimento de sua empresa. Sabemos que é preciso estar atento a todas as medidas para que essa escalabilidade ocorra de maneira orgânica e satisfatória.
Agora que você já sabe o que é preciso para ter um negócio escalável, o que acha de se aprofundar mais falando com um de nossos especialistas?