Onboarding de clientes se trata de um termo abrangente utilizado para descrever o processo pelo qual consumidores passam na jornada de compra com a marca. Nesse caso, o onboarding trabalha na definição do relacionamento que seus clientes possuem com um produto ou serviço, confirmando que eles fizeram a melhor escolha.
Conceito do Onboarding de clientes
A integração de cliente (onboarding) é um processo de pós-venda que promove aos novos clientes se sentirem confortáveis e familiarizados com sua marca. Quando esse processo é bem alinhado, evolve uma prática de conteúdos que orientam e ofereçam suporte para que o cliente alcance o sucesso através da solução obtida.
Como Funciona o Onboarding de Clientes?
Agora que você entendeu o conceito do Onboarding, vamos mostrar como ele funciona na prática.
Muitas empresas erram, pois, estão focadas apenas em alcançar mais vendas, se esquecem do processo de reter e fidelizar esses clientes. Porém, com uma boa estratégia de onboarding é muito mais fácil conseguir educar e engajar seu cliente para que ele consiga usar seus produtos e serviços de uma forma mais eficiente.
Veja como fazer um bom onboarding de cliente em seu negócio a seguir:
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Apresente os próximos passos
Procure saber se o cliente sabe manusear ou instalar o produto que comprou com sua empresa, mostra um passo a passo para que ele tenha facilidade nesse processo é essencial.
Portanto, planeje um material com as informações necessárias e envie ao cliente, se mostre disponível para uma consultoria no momento em que ele desejar, mostre que você estará lá para trazer uma solução rápida e eficiente ao seu problema.
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Trabalhe com prazos
Quando realizamos uma compra, ficamos sempre na expectativa que ela chegue no prazo. Portanto, é de extrema importância que sua empresa trabalhe sempre dentro dos prazos, criando um cronograma com datas, organizando para que as entregas atinjam sempre as datas previstas.
Claro que muitas vezes não irá depender somente da empresa a assertividade quanto às datas e resultados. Porém, é possível planejar estimativas e tornar o processo mais claro.
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Ofereça um canal de comunicação aberto
A falta de comunicação é um dos principais problemas que leva o cliente a desistir de realizar negócios com sua marca.
Quando um cliente está procurando solucionar um problema, ou está querendo reclamar e não encontra um canal que esteja disponível, ele já entende que sua empresa não é confiável. Portanto, oferecer um canal que esteja sempre disponível ao consumidor é essencial.
Oferece canais como central de relacionamento, disponha um WhatsApp, ou qualquer outro meio de comunicação que seja eficiente e que garanta que seu cliente será ouvido.
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Mensure resultados
Agora que você já apresentou o caminho que o cliente deve seguir, mostrou sobre os prazos e canais de comunicação. Chegou o momento de medir quais foram os resultados de suas ações e entender se o cliente está satisfeito com suas soluções.
Para conseguir obter esses resultados vai depender muito de como é seu produto e serviços, entender de forma seus clientes estão obtendo os resultados que procuravam. Pode ser medido mensal, trimestral ou anualmente, é preciso entra em contato com o cliente para esclarecer se sua expectativa foi alcançada.
Quais benefícios o onboarding de clientes pode trazer?
Agora você deve estar percebendo que melhorar o processo de onboarding de clientes é uma boa ideia para seu negócio. Então, veja algumas das vantagens dessa estratégia:
Promove o uso correto do software e poupa o cliente de frustrações
Ao ilustrar de forma didática como o seu software funciona, você garante que o cliente enxergue valor na sua solução e evita que ele ou ela se frustre por falta de conhecimento. Às vezes, o cliente acredita que a ferramenta não funciona – quando, na verdade, só não sabe configurá-la corretamente.
Fortalece o relacionamento com seus clientes
Onboarding e retenção de clientes são ideias que andam juntas.
Ao acompanhar a jornada do consumidor e se fazer presente em todas as etapas, a empresa consegue estreitar o relacionamento, pois mostra que se preocupa não apenas com a venda, mas com o sucesso e a satisfação dos clientes.
Dessa forma, um cliente satisfeito e fidelizado tem grande potencial para se tornar um defensor da marca e elevar o seu NPS nas alturas.
Informa a empresa sobre os clientes
Nada melhor do que conhecer o seu cliente para trazer soluções cada vez mais assertivas. Aplicar um processo de onboarding traz exatamente essa oportunidade. Afinal, você tem a chance de falar frente a frente com uma porcentagem do seu público-alvo e entender suas principais dores, desafios e expectativas. O segredo aqui é fazer as perguntas certas e saber se colocar no lugar do seu target.